Frases de Freire

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Frases de Freire

Mensagem por Thales em Ter 26 Maio - 5:34

.

O PENSAMENTO FREIREANO

Like a Star @ heaven "Não há vida sem correção, sem retificação."

Like a Star @ heaven "Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."

Like a Star @ heaven "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."

Like a Star @ heaven "Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão."

Like a Star @ heaven "A humildade exprime uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém."

Like a Star @ heaven "Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso. Amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade."

Like a Star @ heaven "Mudar é difícil mas é possível."

Like a Star @ heaven "Amar é um ato de coragem."

Like a Star @ heaven "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo."

Like a Star @ heaven "As terríveis conseqüências do pensamento negativo são percebidas muito tarde."

Like a Star @ heaven "Não basta saber ler que 'Eva viu a uva'. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho."

Like a Star @ heaven "Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes."

Like a Star @ heaven "Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanha pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina."

Like a Star @ heaven 'Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos."

Like a Star @ heaven "Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!"

Like a Star @ heaven "A leitura do mundo precede a leitura da palavra."

Like a Star @ heaven "A teoria sem a prática vira 'verbalismo', assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade."

Like a Star @ heaven "O amor é uma intercomunicação íntima de duas consciências que se respeitam. Cada um tem o outro como sujeito de seu amor. Não se trata de apropriar-se do outro.”

Like a Star @ heaven "Me movo como educador, porque,
primeiro, me movo como gente."

Thales
Admin

Ver perfil do usuário https://gepffaccat.wordpress.com/

PAULO FREIRE MARXISTA?

Mensagem por Thales em Dom 2 Ago - 10:31

PAULO FREIRE MARXISTA?
LIGIA CHIAPPINI MORAES LEITE, professora da Universidade de São Paulo,pergunta (1979): Até que ponto hoje você é mais marxista do que era na época da Pedagogia do Oprimido?
    PAULO FREIRE - Talvez o que eu pudesse dizer, repetir o que tenho dito em certas entrevistas, que expressa bem a minha experiência, é o seguinte: indiscutivelmente, eu fui na minha juventude, ao camponês e ao operário da minha cidade, movido pela minha opção cristã. Que eu não renego. Chegando lá, a dramaticidade existencial dos homens e mulheres com quem eu comecei a dialogar me remeteu a Marx. É como se os camponeses e os operários me tivessem dito: "Olha, Paulo, vem cá, você conhece Marx?" . Eu fui a Marx por isso. E, indo a Marx,eu comecei a me surpreender com alegria por ter encontrado Marx entre os camponeses e entre os operários...Comecei a ver uma certa radicalidade original do pensamento marxista. Por uma questão até de humildade. Eu acho que é muito sério dizer que alguém é marxista. É a mesma coisa em em relação à minha opção cristã.Eu sou um homem em procura de tornar-se um cristão. Em última análise, devo dizer que tanto a minha posição cristã quanto a minha aproximação a Marx, ambas jamais se deram ao nível intelectualista, mas sempre referidas ao concreto. Não fui às classes  oprimidas por causa de Marx. Fui a Marx por causa delas. O meu encontro com elas é que me fez encontrar Marx e não o contrário (Revista Educação & Sociedade,n 3, maio de 1979,pp.73-75).

Thales
Admin

Ver perfil do usuário https://gepffaccat.wordpress.com/

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: